Moto Morini Desembarca no Brasil: Conheça os Novos Lançamentos e Planos da Marca Italiana

A tradicional fabricante italiana de motocicletas, Moto Morini, acaba de anunciar sua chegada oficial ao mercado brasileiro, trazendo consigo um portfólio inicial de três modelos e a promessa de expandir sua linha nos próximos anos. Com um investimento robusto e uma estratégia focada na produção local, a marca busca conquistar seu espaço entre os motociclistas brasileiros, competindo em segmentos de média e alta cilindrada.

Os Primeiros Modelos a Chegar: Seiemmezzo, X-Cape e Calibro

A Moto Morini inicia suas operações no Brasil com o lançamento de três motocicletas distintas, cada uma mirando um público específico e oferecendo características únicas. A montagem dos modelos já começou na Zona Franca de Manaus, utilizando o sistema CKD (Completely Knocked Down), onde os kits são importados da Itália e montados localmente. Essa estratégia, segundo a empresa, garante maior competitividade de preços e adaptação dos produtos às condições brasileiras.

Os modelos e seus preços de pré-venda, iniciada em 29 de maio de 2025, são:

Seiemmezzo 650: Disponível em duas versões, a STR (Street) por R$45.990 e a SCR (Scramble) por R$47.990. Como o nome sugere (“seis e meio” em italiano), ambas são equipadas com um motor de 650 cm³ que entrega 60 cv de potência e 5,4 kgfm de torque, atingindo uma velocidade máxima de 170 km/h. A versão STR apresenta um design mais urbano, enquanto a SCR adota um estilo off-road com guidão elevado e pneus mistos.

Seiemmezzo 650 STR
Seiemmezzo 650 SCR

X-Cape 650: Voltada para o segmento trail aventureiro, a X-Cape é a moto mais vendida da Morini internacionalmente. Utiliza o mesmo motor de 650 cm³ da Seiemmezzo, mas com um torque ligeiramente maior (5,6 kgfm) e 60 cv de potência. Equipada com freios Brembo e rodas de 19 polegadas na dianteira, a X-Cape está preparada para encarar diferentes tipos de terreno, embora não seja focada em off-road pesado. Possui um painel TFT de 7 polegadas. Seus preços variam conforme a versão: Alloy (R$47.990), Spoke com roda raiada prata (R$49.990) e Gold Edition com rodas raiadas douradas (R$51.990). Ela entra na disputa com modelos como a Triumph Tiger Sport 660 e a BMW F 800 GS.

X-Cape 650
X-Cape 650

Calibro: Representando a marca no segmento custom, a Calibro chega com um motor de 693 cm³, o mais potente entre os lançamentos iniciais, gerando 70 cv e 6,8 kgfm de torque. Projetada para viagens longas, oferece pedaleiras avançadas e iluminação full LED. O tanque de 15 litros é compartilhado com a Seiemmezzo. O painel combina um conta-giros analógico com um display digital. A Calibro Custom tem preço de R$46.990 e a versão Bagger chega por R$50.990. Sua principal concorrente no mercado é a Royal Enfield Super Meteor 650.

Calibro Custom
Calibro Bagger
Expansão Futura: Novas Trails a Caminho

A Moto Morini não pretende parar por aí. A marca já confirmou a chegada de mais duas motocicletas trail para o primeiro trimestre de 2026:

X-Cape 1200: Uma bigtrail robusta e potente, equipada com motor V2 de 125 cv e 10,7 kgfm de torque. Com tanque de 23 litros, ela se posicionará para competir com gigantes do segmento como a Triumph Tiger 1200 e a BMW R 1300 GS, mirando a faixa de preço premium dessas concorrentes.

Alltrhike 450: Uma opção de média cilindrada focada no off-road, com motor bicilíndrico de 44 cv, rodas de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, ideal para superar obstáculos em terrenos acidentados.

Estratégia e Investimento no Brasil

A entrada da Moto Morini no Brasil é marcada por um investimento significativo de R$ 250 milhões nos primeiros três anos de operação. Esse montante será destinado à estruturação da cadeia produtiva em Manaus, processos de distribuição, formação da rede de concessionárias e posicionamento da marca. A empresa projeta estar entre as 10 marcas mais vendidas do país em até três anos.

A escolha pela produção local via CKD, segundo Gunther Hofstatter, diretor de vendas da Morini Brasil, visa não apenas a competitividade de preços, mas também a adaptação dos produtos ao mercado nacional e a garantia de fornecimento de peças. A marca italiana, que possui mais de 12 modelos em seu portfólio global, pretende trazer gradualmente toda a sua linha para o Brasil, abrangendo cilindradas de 350 a 1.200 cm³ em diversos estilos.

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